Imagem inicial do blog

Imagem inicial do blog

MÚSICAS PARA RELAXAR

terça-feira, 13 de julho de 2010

Ano 04 - Nº 09 - O Livro Dos Espíritos

É a obra, sob o meu ponto de vista, mais perfeita já escrita, pelo fato de nos dar as perguntas e, ao mesmo tempo, as respostas de tantas dúvidas nossas. É válido lembrar que todas as perguntas e respostas que se encontram no Livro dos Espíritos foram organizadas pelo nosso respeitado codificador Allan Kardec, que teve o cuidado de pesquisar e sempre confirmar todas as respostas por várias vezes, em locais diferentes, com médiuns diferentes, para se certificar da veracidade delas.

Graças a sua maravilhosa ajuda, hoje conhecemos a Doutrina Espírita da qual fazemos parte.

O Livro dos Espíritos teve duas edições: a primeira foi lançada no dia 18 de Abril de 1857, com 501 questões, tendo sido impresso em duas colunas, uma com as perguntas, e a outra com as respostas dos Espíritos. A segunda edição foi impressa em 18 de março de 1860, já com 1019 perguntas e respostas, como é até hoje.

No entanto devemos lembrar que a missão de Kardec era delicada, pois ele precisava mostrar a importância da doutrina Espírita como uma verdadeira esperança para os homens. Para um maior entendimento, foi apresentada dessa forma, com perguntas e respostas, para poder medir qual seria a sua aceitação por parte da população.

Kardec, com sua vasta visão, pode perceber os pontos nos quais as pessoas não reuniam condições intelectuais para entender, ou melhor, assimilar a Doutrina. Por isso, ele, sentido a necessidade de reformular o Livro dos Espíritos, o fez, ampliando-o, sem mudar ou alterar os princípios da Doutrina Espírita, concluindo então a segunda edição de 1860.

Na primeira edição podemos encontrar os seguintes dizeres: “Escrito e publicado conforme ditado e à ordem de Espíritos Superiores”. Já na segunda edição, encontramos os seguintes dizeres: “Os princípios da Doutrina Espírita, segundo o ensinamento dado pelos Espíritos Superiores, por intermédio de diversos Médiuns, reconhecido e posto em ordem por Allan Kardec.”

Para ilustrarmos a importância do Livro dos Espíritos, vamos até o inicio desta obra:



DEUS

O que é Deus?

R-Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.


O que devemos entender por infinito?

R- O que não tem começo e nem fim; o desconhecido; tudo o que é desconhecido e infinito.


Poderíamos dizer que Deus é infinito?

R-Definição incompleta. Pobreza da linguagem dos homens que é insuficiente para definir as coisas que estão acima de sua inteligência.


Lembre-se que Deus é infinito em suas perfeições.

Então podemos dizer que falar de Deus é falar de tudo, pois Deus é a causa primaria de todas as coisas.

Na minha visão, uma das obras mais perfeitas de Deus, nosso Pai, é o homem. Apesar de tudo que muitos vêm fazendo de mal, não só para o mundo, mas também para seu próximo, ainda é uma obra maravilhosa.

Mas é apenas uma delas. Vejamos, por exemplo, o nosso universo é composto de uma grandeza infinita e o que podemos dizer por infinito? Pois sabemos que tudo que é infinito é o que não tem começo e nem fim e, neste caso ele se tornará desconhecido.

Então se não vemos e não conhecemos Deus, podemos dizer então que Deus é infinito e eu vos digo: Deus é infinito sim, mas em sua perfeição.

Por isso, companheiros de jornada, se querem acreditar na existência de Deus, olhem e vejam suas criações.

Reflitam comigo: estamos diante de um edifício, olhemos para ele e saberemos que quem projetou o edifício foi um Engenheiro, mesmo não o conhecendo e nem o vendo, mas tenho a certeza de que foi ele quem fez aquela obra.

Mas agora olhemos a natureza e vos pergunto quem a fez e tenho certeza que ouvirei a seguinte resposta: foi Deus. Ótimo, então não precisamos ver Deus para acreditar nele e sim sentir e ver suas grandes obras. Afinal de contas, se não foi o homem que criou determinada coisa, com certeza só pode ter sido Deus, nosso Pai

Meus queridos companheiros, começamos um novo trabalho. Vamos a cada momento dar continuidade aos estudos do Livro Dos Espíritos, e poderemos falar sobre esta maravilhosa obra. Contamos com todos! E assim que cada um for convidado a falar do Livro dos Espíritos, será muito gratificante poder perceber e dialogar acerca do entendimento de cada trabalhador. Desejo a todos muito sucesso, e não sorte, afinal o sucesso é a competência de cada um e sorte é o acaso.


Por: Oswaldo Domingues Rollo Junior

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...