As sessões doutrinárias constituem um programa simplificado para exposição de conceitos básicos espíritas, dirigidos àqueles que concluem uma fase da série de passes da Assistência Espiritual.
Tem como objetivo promover o auto-equilíbrio dos assistidos através do esclarecimento espírita evan-gélico.
As sessões doutrinárias são compostas por reuniões semanais, com no máximo 45 minutos de duração, que ocorrem em paralelo ao trabalho de Preleção Evangélica e Passes.
É interessante que se busque organizar a sala para que as cadeiras se posicionem em círculo para melhor atender à comunicação do grupo.
A direção fica a cargo de um dirigente e um auxi-liar (quando possível). Os temas podem ser desen-volvidos pelo dirigente ou por um expositor convi-dado, podendo ocorrer a participação dos assistidos, bem como questionamentos e depoimentos.
Os assistidos encaminhados, em processo de com-clusão da série de passes ou por algum encaminha-mento especial, definido pelo Exame Espiritual, o que ocorre geralmente quando o assistido necessita de mais esclarecimentos para melhor recepção e manu-tenção dos passes.
A sessão doutrinária deve seguir um roteiro bastan-te simples, mas com um conteúdo orientado por temas específicos e organizados. Inicia-se com uma prepara-ção simples (semelhante à da Preleção Evangélica), em seguida a exposição do tema programado e finali-zando, um encerramento também semelhante ao da Preleção.
Os temas serão desenvolvidos em ordem de acordo com a orientação presente no Livro Vivência do Espiritismo Religioso, de forma que sejam, assim, padronizados. São um total de 18 temas que se repetem de forma rotativa. A abordagem deve ser dialogante, visando o esclarecimento amplo, com base moral e evangélica de fácil compreensão, o expositor deve estar apto a esclarecer quaisquer dúvidas dentro ou fora do assunto proposto.
A sessão doutrinária não deve ser substituída por outro tratamento, pois é através dela que muitas vezes os assistidos despertam para o estudo e busca do auto-conhecimento, fazendo desenvolver em si mesmo a necessidade de trabalho interior para o surgimento do homem novo, através da prática do Evangelho de Jesus.
(Fonte – “Vivência do Espiritismo Religioso” – Editora Aliança)
Por: Maria do Carmo M. Galante
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