Imagem inicial do blog

Imagem inicial do blog

MÚSICAS PARA RELAXAR

terça-feira, 13 de julho de 2010

Ano 04 - Nº09 - SESSÃO DOUTRINÁRIA

As sessões doutrinárias constituem um programa simplificado para exposição de conceitos básicos espíritas, dirigidos àqueles que concluem uma fase da série de passes da Assistência Espiritual.

Tem como objetivo promover o auto-equilíbrio dos assistidos através do esclarecimento espírita evan-gélico.

As sessões doutrinárias são compostas por reuniões semanais, com no máximo 45 minutos de duração, que ocorrem em paralelo ao trabalho de Preleção Evangélica e Passes.

É interessante que se busque organizar a sala para que as cadeiras se posicionem em círculo para melhor atender à comunicação do grupo.

A direção fica a cargo de um dirigente e um auxi-liar (quando possível). Os temas podem ser desen-volvidos pelo dirigente ou por um expositor convi-dado, podendo ocorrer a participação dos assistidos, bem como questionamentos e depoimentos.

Os assistidos encaminhados, em processo de com-clusão da série de passes ou por algum encaminha-mento especial, definido pelo Exame Espiritual, o que ocorre geralmente quando o assistido necessita de mais esclarecimentos para melhor recepção e manu-tenção dos passes.

A sessão doutrinária deve seguir um roteiro bastan-te simples, mas com um conteúdo orientado por temas específicos e organizados. Inicia-se com uma prepara-ção simples (semelhante à da Preleção Evangélica), em seguida a exposição do tema programado e finali-zando, um encerramento também semelhante ao da Preleção.

Os temas serão desenvolvidos em ordem de acordo com a orientação presente no Livro Vivência do Espiritismo Religioso, de forma que sejam, assim, padronizados. São um total de 18 temas que se repetem de forma rotativa. A abordagem deve ser dialogante, visando o esclarecimento amplo, com base moral e evangélica de fácil compreensão, o expositor deve estar apto a esclarecer quaisquer dúvidas dentro ou fora do assunto proposto.

A sessão doutrinária não deve ser substituída por outro tratamento, pois é através dela que muitas vezes os assistidos despertam para o estudo e busca do auto-conhecimento, fazendo desenvolver em si mesmo a necessidade de trabalho interior para o surgimento do homem novo, através da prática do Evangelho de Jesus.

(Fonte – “Vivência do Espiritismo Religioso” – Editora Aliança)

Por: Maria do Carmo M. Galante

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...